Câmara derruba veto de Braide a projeto que prevê isenção de IPTU para contribuintes em estágio terminal


A Câmara Municipal de São Luís derrubou, na sessão extraordinária de quarta-feira, 15, o veto parcial 001/2023, do prefeito Eduardo Braide (PSD), ao Projeto de Lei 270/2022, de iniciativa do Executivo, aprovado com emendas modificativas apresentada pelo vereador Dr. Gutemberg (PSC) no dia 30 de dezembro de 2022. A proposta estabelece regras para o lançamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), para o exercício de 2023.

Com a derrubada do veto, a Lei nº. 7.094, de 30 de dezembro de 2022, entrará em vigor após nova publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Portanto, volta a prevalecer o parágrafo 3º, do Art. 7° da norma, que trata sobre a isenção para o IPTU de 2023. Fica determinado que a condição de incapacitante ou estágio terminal irreversível deverá ser comprovada mediante laudo pericial emitido por serviço médico oficial do município, que fixará o prazo de validade do laudo e, em caso de moléstias passíveis de controle, atestará que a doença implica em incapacidade laboral e despesas elevadas.

O prefeito Eduardo Braide aplicou o princípio da simetria e alegou que a matéria é tributária, sendo, portanto, de iniciativa privativa do Executivo. “Trata-se de análise jurídica quanto aos aspectos de constitucionalidade e atendimento ao interesse público do autógrafo do Projeto de Lei nº 270/2022. (…) A matéria da proposição é tributária, sendo, portanto, de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo – pela aplicação do princípio da simetria – e como previsto pelo artigo 61, parágrafo 1º, inciso II, ‘b’, da CF/88”, justificou o prefeito.

Dos 23 vereadores presentes em plenário ou que participaram através do Sistema de Deliberação Remota por Videoconferência, na sala de votação virtual, 21 votaram pela derrubada e somente dois se manifestaram pela manutenção do veto. Para a derrubada de um veto, são necessários os votos contrários da maioria absoluta dos 31 vereadores, ou seja, 16 parlamentares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputada protocola projeto que obriga monitoramento em elevadores na prevenção de crimes contra mulheres

Dino se solidariza e elogia Moraes, alvo de novas sanções dos EUA

Moraes pede que AGU tome providências para extradição de Zambelli